Hoje vamos falar sobre a raça de cachorro Maltipoo, se você tem um cachorro dessa raça ou pretende ter, confira abaixo tudo sobre ela, sem mais delongas, vamos ao artigo desse doguinho incrível.

Maltipoo | Origem:

Primeiramente para falar desse cachorro, precisamos explorar sua origem. Essa é uma raça de cachorro que se originou em 1990, época que apareceram os primeiros filhotes de Maltipoo.

A raça surgiu nos Estados Unidos, apesar de ser desconhecido o local e data exata da sua origem. Após o nascimento, esse cruzamento se popularizou com muita rapidez se tornando conhecido mundialmente.

Existem teorias da criação dessa raça de cachorro, pois acredita-se que o objetivo era conseguir cachorros hipoalérgicos, já que as duas raças são recomendadas para pessoas alérgicas. Atualmente, é considerado um cachorro híbrido ou mestiço e não uma raça em concreto, uma vez que nenhuma organização cinológica reconheceu um padrão da raça.

Maltipoo

Maltipoo | Características:

Agora vamos explorar as características do Maltippo, ele  é um cachorro de porte pequeno ou toy, a maioria não pesam mais do que 3 quilos. porém, é possível encontrar alguns exemplares maiores que pesam cerca de 7 KG. O peso e tamanho variam, basicamente do tamanho dos seus progenitores e da genética predominante no cachorro. Por ser uma recente, a expectativa de vida do Maltipoo é desconhecida, a estimativa base é dentre 12 a 14 anos.

O peso deles podem variar conforme mostrado abaixo.

  1. Maltipoo teacup: entre 1 e 2,5 quilos;
  2. Maltipoo toy mini: entre 2,5 e 4 quilos;
  3. Maltipoo toy: entre 4 e 7 quilos.

O Maltipoo em seu nascimento se assemelha a uma bolinha de pelo, no processo de crescimento ele demonstra uma grande paixão pelas brincadeiras e pela companhia da sua família humana. É um doguinho muito dependente, requer muito carinho e atenção. Ele se torna menos dependente com o passar do tempo apesar de nunca deixar de ser um cachorro ativo, brincalhão e dependente.

A pelagem do Maltipoo é considerada hipoalérgica e, geralmente, é liso e denso, de comprimento similar ao do Maltês. As cores são as mesmas dos Poodles apesar dos mais comuns serem de cor clara como branco ou cor de creme.

Maltipoo | Personalidade:

O cachorro Maltipoo destaca-se por sua inteligência e vitalidade. É um cachorro muito carinhoso e adora compartilhar bons momentos com sua família.

É uma raça que não tolera a solidão, por isso, se você costuma passar muito tempo fora de casa e não vai ser muito presente na vida do pet, essa não é uma raça indicada. Quando essa raça de cachorro está sozinha por muito tempo fica extremamente ansiosa e triste, podendo cair em profundas depressões.

O Maltipoo é um cachorro que costuma ter uma boa relação com as crianças e idosos, esse é o cachorro ideal para famílias com crianças pequenas ou idosos. É um cachorro muito respeitoso, atento e feliz.

Maltipoo | Cuidados:

Abaixo vamos listar os cuidados que se deve tomar o Maltipoo, se você tem ou pretende ter essa raça, fique atento aos cuidados listados abaixo.

  • Necessita atenção e afeto;
  • Atividades física e gasto de energia;
  • Escovar o pelo;
  • Alimentos ricos em ômega 3;
  • Alimentação balanceada;
  • Atividades recreativas.

Esses são alguns cuidados necessários com o Maltipoo, como foi mencionado acima, ele é um cachorro muito carente de atenção, então basicamente você precisa ter tempo para ele.

Adestramento Maltipoo:

O Maltipoo tem uma facilidade de aprendizagem, pois além de ser uma raça atenta eles pegam adestramento muito facilmente, basta seguir as dicas abaixo.

  • Reforço positivo deve ser a base da edução, sem gritos ou arrogância;
  • constância é outra das chaves para um adestramento decente;
  • Não exagerar em sessões de adestramento, 15 minutos diários com recompensas já são o suficiente.

Maltipoo deve ser integrado a família e socializado desde cedo, dessa forma ele vai se tornar um cachorro dócil e uma ótima companhia.

Maltipoo | Saúde:

O Maltipoo é um cachorro híbrido, podendo herdar do Poodle e do Maltês doenças hereditárias. Uma delas é a atrofia progressiva da retina, da qual é muito típica nas duas raças e podem causar problemas de visão no cachorro. Deve ser diagnosticada o mais breve possível, em alguns casos avançados podem gerar cegueira permanente.

A raça pode herdar do Poodle a tendência em desenvolver displasia de quadril, é recomendável certos exercícios físicos e tratamentos preventivos.

O Maltipoo também pode herdar a propensão a inchaços abdominais e problemas oculares. Por parte do Maltês, pode desenvolver doenças do sistema respiratório, assim como alterações orais, como malformações ou infecções nos dentes e boca.

Para manter as melhores condições para o seu Maltipoo, é vital realizar visitas regulares a um veterinário de confiança para garantir o estado de saúde do seu cachorro. Assim como manter  o calendário de vacinação e desparasitação em dia.

Maltipoo | Conclusão:

Chegamos ao fim de nosso artigo, esperamos que com ele tenhamos tirado suas dúvidas quanto a raça de cachorro Maltipoo, essa raça que é muito dócil e cada vez ganha mais espaço nos lares das família Brasileiras. Deixe abaixo seu comentário e como é sua relação com seu cachorro Maltipoo.

Confira: Cachorro Feio

Categorized in: